[Cultural] Culinária Russa – Estrogonofe

* Foto retirada deste site.

Cultural

Olá Sonhadores! 😸 Como estão?

Na postagem de hoje falaremos sobre culinária! O prato de hoje é o tão delicioso estrogonofe (строганов/stroganov), também grafado como strogonoff, atualmente bastante querido aqui no Brasil também.

Bom, a origem desta delícia é russa! Era um prato consumido pelos soldados russos no século XVI. Na época, era apenas uma ração de carne cortadas e temperadas com sal grosso e aguardente para conservar o alimento.

A receita foi aprimorada por um cozinheiro do Czar russo Pedro, o Grande. O general que protegia este cozinheiro era da família Strogonov, por isso, nomearam o prato com o mesmo.

Todavia, a primeira receita registrada do prato, foi feita pela chefe de cozinha Elena Molokhovets, em seu livro “Um Presente para Jovens Donas de Casa” (Подарок молодым хозяйкам), com o nome de “Estrogonofe de carne com mostarda”.

Princípios Práticos das Artes Culinárias
Livro: “Princípios Práticos das Artes Culinárias”, 1909.

Segundo o livro “Princípios Práticos das Artes Culinárias” (tradução livre de “Prakticheskie Osnovy Kulinarnogo Iskusstva” | “Практические основы кулинарного искусства”) de Alexandrova-Ignatieva (Александрова-Игнатьева), em 1909, outra receita foi registrada, acrescentando cebola e extrato de tomate, além de passar a ser acompanhado de batata palha, que é considerada um acompanhamento tradicional para a comida russa.

Com a Revolução Russa, em 1917, o prato se popularizou nos hotéis e restaurantes chineses, antes da Segunda Guerra Mundial. Então, muitos russos, chineses e norte-americanos que trabalhavam na China pré-comunista e imigraram para a Europa, trouxeram o estrogonofe para estes países, onde mais variedades de receitas surgiram.

Contudo, foi na França que o prato foi aprimorado, com o acréscimo de champignon na receita e assim, o prato passou a ser chamado de Strogonoff, tornando-se mais refinado e caro.

No Brasil, houve o “aportuguesamento” do nome do prato, passando a ser chamado de Estrogonofe.

Atualmente o prato é bastante popular, sendo considerado por muitos, um dos mais saborosos, junto com a lasanha e a parmegiana.

Além disso, surgiram diversas variantes do mesmo, como o estrogonofe de frango, de peixe e de camarão. Além de usarem estrogonofe como sabores de pizzas e panquecas.

Fonte das informações: História de Tudo | Wikimedia | Wikipédia

Para quem quiser fazer esta delícia, no site Receitas.com há uma grande variedade!

Bom, por hoje é só! Espero que tenham gostado! 😸

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos! 🐯

Dreamer

Deixe um comentário!